NBV Engenharia Elétrica – Carregadores Veículos Elétricos

Carregadores Veículos Elétricos

Os carregadores portáteis são bastante semelhantes aos carregadores de emergência, sendo a principal diferença a potência de carregamento. Enquanto os carregadores de emergência estão limitados a 10 A com 1 fase, os carregadores portáteis podem fornecer até 32 A e em até 3 fases, multiplicando por 10 a potência máxima fornecida, o que reduz drasticamente o tempo necessário para recarregar as baterias.

A potência máxima de carregamento é de 22 kW em 380 V (trifásico), mas também existem modelos monofásicos de 7 kW (220 V) ou até mesmo modelos de 3,7 kW (16 A em 220 V). Essas capacidades de 7 ou 22 kW são as mesmas dos carregadores de parede, também conhecidos como “Wallbox”, servindo como ponto de referência. Com 22 kW, é possível carregar uma bateria de 40 kW em menos de 2 horas, enquanto com 7 kW, uma carga completa poderia levar cerca de 6 horas.

Devido a essas características, os carregadores portáteis têm vindo a substituir cada vez mais os carregadores fixos. Eles oferecem a mesma potência, com a vantagem de serem portáteis e mais flexíveis em comparação aos tradicionais Wallbox.

Os modelos mais simples funcionam com uma tensão de 110/220 V e corrente de até 16 A. Podem ser conectados diretamente a uma tomada de 3 pinos. No entanto, são mais lentos e levam mais tempo para carregar 100% da bateria do veículo, cerca de 12 a 30 horas. Esses carregadores geralmente operam no modo de carga nível 1 e são recomendados para casos de emergência ou recargas noturnas.

Já os modelos com maior potência operam na tensão de 220/380 V e suportam uma corrente elétrica de até 32 A. No entanto, para isso, é necessária uma tomada e proteções especiais dedicadas, como as tomadas industriais, por exemplo. Esses carregadores podem fornecer uma potência de 3,7 kW até 22 kW. Nessa faixa de potência, o carregador portátil opera no modo de carga nível 2, levando metade do tempo em comparação aos modelos mais simples para carregar 100% da bateria.

Os carregadores portáteis são ideais para pessoas que desejam carregar seus carros elétricos em diversos locais (casa, trabalho, estacionamento etc.) utilizando apenas um carregador. Também são uma ótima opção para aqueles que não têm condições elétricas para instalar uma unidade fixa em casa. Eles fornecem energia em corrente alternada (CA) e são fáceis de usar, bastando conectar cada extremidade à tomada e ao carro.

É comum que esses carregadores venham acompanhados de adaptadores de plugue, permitindo seu uso em diferentes tomadas, o que é especialmente útil durante viagens.

Na Europa, é cada vez mais comum que os motoristas optem por carregadores portáteis em vez dos tradicionais carregadores Wallbox, pois eles fornecem a mesma potência e permitem uso em múltiplos locais, não se limitando apenas à residência.

O carregamento residencial é responsável por 80% de todas as recargas feitas por motoristas de veículos elétricos. Isso acontece porque é onde o veículo passa a maior parte do tempo, tornando-se a melhor oportunidade para a recarga.

Carregadores Residenciais:

Os carregadores residenciais, também conhecidos como home chargers, são mais rápidos e seguros do que os carregadores de emergência que vêm com o carro na compra. Eles são geralmente fixos e instalados na parede, também sendo chamados de Wallbox (carregador de parede).

Assim como os carregadores portáteis, os carregadores Wallbox são mais rápidos do que os de emergência. Enquanto os carregadores veiculares de emergência atingem 10 A, os carregadores residenciais podem alcançar 16 ou 32 A e podem ser instalados em tensões de 220/380 V, dependendo da disponibilidade da rede residencial. Eles também são mais seguros, possuindo mais proteções e uma instalação elétrica dedicada, garantindo maior segurança para pessoas, equipamentos e o próprio imóvel.

Os Wallboxes podem ser instalados tanto em paredes quanto em pedestais e estão disponíveis em potências de 3,7 kW até 22 kW, usando corrente alternada (CA) para carregar o veículo. Isso leva aproximadamente de 2 a 12 horas para carregar totalmente uma bateria de 40 kW.

Geralmente, a recarga residencial é feita durante a noite. Basta conectar o carregador ao carro elétrico ao chegar em casa do trabalho, e na manhã seguinte a bateria estará completamente carregada. Na maioria dos casos, o alcance de um veículo elétrico é suficiente para todas as viagens diárias, o que significa que não há necessidade de parar em carregadores públicos para recarregar. Em casa, o carro elétrico carrega enquanto o proprietário come, passa tempo com a família, assiste à TV e dorme!

Carregadores Comerciais ou para Estacionamentos:

Esses carregadores são muito semelhantes aos residenciais, e é possível encontrar espaços comerciais usando carregadores residenciais, assim como não é difícil encontrar carregadores comerciais em instalações residenciais. A principal diferença entre eles está na quantidade de recursos disponíveis no carregador e sua robustez. Esses carregadores podem ser instalados tanto em ambientes internos quanto externos, e devido à sua aplicação, são projetados para suportar um grande fluxo de veículos e até pequenos acidentes.

Carregadores comerciais frequentemente possuem mais de uma saída para carregamento, permitindo carregar vários veículos ao mesmo tempo. Isso é ideal para estabelecimentos comerciais e condomínios, onde o uso costuma ser compartilhado. Esses carregadores são inteligentes, possibilitam monitoramento e controle, têm alta confiabilidade e robustez, enquanto realizam a carga também em corrente alternada (CA).

Eles podem ser encontrados no mercado com nomes como “estação de recarga” ou “carregador para estacionamento”. A faixa de potência varia de 3,7 kW a 22 kW, ou até mesmo 40 kW em alguns casos, com duas saídas. Isso depende da disponibilidade da rede elétrica. A recarga do veículo é feita com correntes de 16 A ou 32 A, levando cerca de 2 a 6 horas para completar a bateria de um carro com capacidade de 40 kWh.

Esses carregadores oferecem uma variedade de recursos que auxiliam os proprietários dos pontos de carregamento a ter maior controle e visibilidade do uso do equipamento. Eles permitem o histórico de consumo e gerenciamento de energia, monitoramento e controle de acesso, além de permitir a cobrança pelo uso. As informações podem ser acessadas por meio de um módulo de comunicação diretamente de um celular ou computador.

Estação de Carregamento Rápido CC (Carregador Rápido DC):

Esses carregadores rápidos, também conhecidos como eletropostos, carregadores ultrarrápidos ou Fast Charge DC, são os mais potentes em uso e são capazes de recarregar a bateria de um veículo elétrico em questão de minutos. Eles são ideais para postos de serviço e abastecimento, rodovias e frotas.

Devido ao inversor integrado, que fornece energia em corrente contínua (CC), esses carregadores são maiores. Apesar disso, eles também possuem saída para carga em corrente alternada (CA), quando necessário ou desejado.

Para carregar em uma estação de carregamento rápido, é importante notar que nem todos os veículos são capazes de receber carga em corrente contínua. Isso ocorre porque essa forma de recarga requer proteções adicionais e um controle mais preciso do fornecimento de energia para as baterias. Normalmente, o carregamento em corrente contínua utiliza conectores específicos já integrados ao carregador, como o combo CCS.

A carga dos carregadores ultrarrápidos é realizada no modo de carga nível 3 e está disponível para ambas as correntes. Em corrente alternada (CA), a estação fornece energia com potência entre 40 a 60 kW, enquanto em corrente contínua (CC), a potência chega a 400 kW, ficando limitada à capacidade máxima de recarga do veículo. Devido a essa alta potência, o veículo é carregado rapidamente.

As estações de carregamento rápido podem ser instaladas em ambientes internos ou externos e são geralmente fixadas no solo. A maioria delas possui recursos de medição e gestão de energia, além de dispositivos de segurança para proteger tanto o equipamento quanto o veículo.

Além disso, os carregadores rápidos têm um custo significativo, podendo até mesmo ser mais caros do que o próprio carro. Isso reforça que eles são projetados para uso intenso e específico, atendendo a demandas de recarga em poucos minutos, ao contrário da necessidade diária da maioria dos motoristas.

Fone: 43 98818 6999

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